Nem todos os potros crescem na mesma proporção. A raça, o sexo, a condição corporal e a genética podem influenciar na taxa de crescimento.
Pesar o potro e acompanhar no gráfico de monitoramento mostrará a taxa de crescimento e possibilitará o acompanhamento do nascimento até os 24 meses. Muitos problemas relacionados ao crescimento podem ser evitados quando acompanhamos o desenvolvimento e a condição corporal de um potro.
Com o acompanhamento do desenvolvimento do potro, fica muito mais fácil definir o programa de alimentação correto e a suplementação adequada para sua idade e peso. Isso fornecerá todos os e nutrientes necessários para sustentar o crescimento, mas sem excesso ou subalimentação.
Taxas de crescimento
Um potro deve seguir uma curva de crescimento uniforme e consistente que corresponda à linha básica de um dos segmentos coloridos. Se um jovem está crescendo rapidamente, a curva será muito vertical. Nesse caso, é indicado que ele receba basicamente a adição do New Algas na dieta na dose de por dia ou a metade da dose do CRESCER 25 g, uma vez que continuará tendo acesso aos aminoácidos essenciais e probióticos a nível indicado para garantir a saúde intestinal.
Se a curva de crescimento for muito plana, pode ser necessário aumentar a dose do CRESCER a níveis de bula, pois um aporte maior deverá ser feito para garantir o máximo do desenvolvimento geneticamente estabelecido.
Para melhor aproveitamento do produto, o CRESCER deve ser dividido em diferentes momentos do dia, preferencialmente no momento de cada fornecimento de alimentação concentrada.
Para usar o gráfico de monitoramento de crescimento
O gráfico é dividido em 6 áreas separada por cores que representam 6 diferentes "pesos corporais estimados do animal adulto”.
1. Estabeleça o peso do jovem usando uma fita de peso ou ponto de pesagem:
2. Trace o peso do potro correspondente à sua idade no gráfico (as medições podem ser feitas no intervalo de 2 ou 4 semanas);
3. As faixas coloridas referem-se ao peso corporal previsto do animal adulto, que pode ser estimado com base no peso real ou peso corporal estimado da mãe e/ou pai. Para saber em qual faixa seu animal melhor se enquadra, siga a tabela abaixo; e
4. Ligue os pontos de cada pesagem definindo assim o gráfico de crescimento de seu potro.
Todas as informações passadas acima são dependentes de um bom manejo nutricional e de criação até mesmo antes do potro nascer. Dessa forma, fique atento e busque com a equipe Univittá orientações básicas para desenvolver uma boa pratica de manejo nutricional e orientações para melhor utilização dos produtos.
1. Determine o peso do individuo usando uma balança ou fita de pesagem;
2. Acompanhe e verifique a idade do potro na parte inferior do gráfico;
3. Marque o ponto onde as linhas de idade e peso corporal se cruzam;
4. A faixa colorida refere-se a média peso corporal dos pais de seu potro estimando assim uma media de desenvolvimento que seu potro terá. Para melhor utilização do gráfico, consulte as orientações ao lado.